Monday, January 16, 2012

343.




Pia Euro 
A PIECE FOR A DISAPPEARING MOMENT – ON A JOURNEY TOWARDS A LIVING FORM (OF ART)
Conferência 

19 Janeiro - 5ª feira, às 17h30, Aula Magna da FBAUP, Ciclo Word of Mouth


A obra artística de Pia Euro tem incidido nos campos da instalação, video e performance, interessando-se muito especialmente pela fragilidade das fronteiras, entre a vida e a arte e entre o observador e a obra de arte.
Pia Euro é Licenciada e Mestre pela Academia de Belas Artes de Helsínquia (Kuvataideakatemia, 2000) sendo atualmente docente na Aalto University na unidade de Pori, Finlândia, onde é diretora do programa de Mestrado em Cultura Visual

Organização:
Grupo de Performance Art
i2ads, NAI Núcleo de Arte e Intermedia, com o apoio do Programa Erasmus

Local:
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Av. Rodrigues de Freitas, 265 4049-021 Porto

Tuesday, January 10, 2012

342.







João Paulo Serafim
Apresentação do vídeo FUGA SEM FIM #2

vídeo baseado na co-criação - de Victor Hugo Pontes e João Paulo Serafim - do espectáculo FUGA SEM FIM entre a Performance e a Dança. 

11 de Janeiro das 19h às 21h
Galeria Baginski

Realização & Montagem: João Paulo Serafim
Apoio ao Movimento: Victor Hugo Pontes
Interpretes: Bruno Senune, Marco Ferreira, Pedro Rosa, Valter Fernandes

Wednesday, January 4, 2012

341.


andré romão
poemas bárbaros - lançamento do livro e performance
barbarian poems - book launch and performance
05.01.2012 | 19:00




(pt)
A Kunsthalle Lissabon dá continuidade à sua actividade editorial, publicando o livro Poemas Bárbaros, que apresenta um conjunto de textos escritos por André Romão durante o ano de 2011. O título do volume sugere, logo à partida, algum do conflito existente nos poemas, que partem da referência literária à figura do Bárbaro, o que não fala Grego, para explorar conceitos que estão no centro da pesquisa do artista. O lançamento do livro terá lugar na Sala de Leitura da Kunsthalle Lissabon e contará com a apresentação de uma performance de André Romão, em colaboração com Ana Manso, especificamente desenvolvida para a ocasião.
Apresentando-se como um conjunto de notas sobre a história da violência, Poemas Bárbaros recorrem à figura do Bárbaro como uma metáfora que permite a Romão explorar a dissolução da linguagem e da comunicação verbal resultante da entrada numa zona de sombra causada por significantes culturais concorrentes. Os eventos históricos adquirem, através do que não pode ser dito, uma outra capacidade de revelar a história da Humanidade e o reconhecimento da crescente importância da violência na produção e a apropriação como uma forma de agressão do sentido (a celebração de possibilidades infinitas) coloca, deste modo, a Humanidade contra a sua própria visão da história.
Poemas Bárbaros é publicado em colaboração com a ATLAS Projectos.


(eng)
Kunsthalle Lissabon continues its publishing activity by launching Barbarian Poems, an artist book collecting a set of poems written during 2011 by Lisbon-based artist André Romão. The title immediately suggests some of the conflict existing within the texts, that depart from the literary reference to the Barbarian, the one who doesn't speak Greek, and continue the artist's research on topics such as the history of violence or the dissolution of language and verbal communication. The book launch will happen in Kunsthalle Lissabon's reading room and will feature a performance by André Romão, in collaboration with Ana Manso, specifically developed for the occasion.
Barbarian Poems is published in collaboration with ATLAS Projectos.

+
http://kunsthalle-lissabon.org/index.php?/publications/poemas-barbaros--barbarian-poems/

Tuesday, January 3, 2012

340.

TASK PERFORMANCE
ciclo de filmes e vídeos
de Robert Morris, Dennis Oppenheim, Roman Signer
5-20 Janeiro no Centro de Arte Moderna Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

organizado por Sérgio Taborda