Friday, August 7, 2009

124.



imagens do autor. (em baixo: francisco pinheiro e susana mendes silva no final de uma sessão da performance)



a tradução

de yann gibert



Performance para 18 participantes.
10min / 3 horas
6 de Agosto
(no contexto da abertura da exposição colectiva QUARTOS/ROOMS/CHAMBRES/ZIMMERS, no Pavilhão 28 do Hospital Júlio de Matos).


Decidi transmitir um objecto que me foi transmitido, um objecto íntimo, para cada uns dos participantes com quem tenho uma ligação pessoal há algumas semanas, meses, anos...
A Tradução, é uma obra com data única, especificamente elaborada para o contexto hospitalar do Pavilhão 28, onde o meu passado íntimo interage com o dia a dia doméstico do público/participantes.
Esta performance está baseada num objecto, uma carta que recebi há 5 anos, que eu traduzi para este evento, e enviei para cada uns dos convidados que posteriormente confirmaram a sua presença, hoje, aqui.
São 18 pessoas, que responderam positivamente ao meu convite, e que vão, hoje, abrir esta carta que se manteve fechada desde a sua recepção há dias, semanas. Toda a intimidade criada à volta deste objecto, entre o emissor e o receptor, será mantida neste momento de conclusão deixando o acontecimento em privacidade total.


yann gibert








Yann Gibert nasceu em Lyon (França), vive e trabalha desde 2005 em Lisboa.
Formou-se em dança contemporânea no TDMI em Lyon, no CEM em Lisboa e em composição em tempo real no Atelier Re-Al.
Criou varias peças como coreógrafo, principalmente solos (1,2,3 for 1 boy _ 6 juin 2003 _ daqui eu posso / agora eu penso).
Ele colaborou com Renata Catambas na criação de 3 times (CCB, Auditório Serralves) e com Isabel Simões na criação de The Body Artist (EIRA 33, Jovens Criadores 07).
Yann Gibert foi interprete para Ana Borralho, João Galante, Sonia Gomez, Régine Chopinot, André Murraças, Silvie Artel, Marie Zighera, Félix Ruckert.
Ele esta actualmente envolvido no projecto de pesquisa EURODANCE acolhido pelo Edifício (LX Factory).


Agradecimentos: Susana Mendes Silva, Miguel Pereira e Sónia Rodrigues.
Yann Gibert agradece muito especialmente Megan Welford.