Thursday, October 11, 2012

389.

 
No dia 31 de Julho de 1977, Alberto Pimenta, cidadão nacional n.º 0727697, esteve exposto entre as 16 e as 18 horas numa jaula do Palácio dos Chimpanzés do Jardim Zoológico de Lisboa. 

On 31st July of 1977, Alberto Pimenta, Portuguese citizen n.º 0727697, was on exhibit  between 4 and 6 pm in a cage at the Chimpanzees Palace at the Zoological Garden in Lisboa.

Saturday, October 6, 2012

388.


peça (in)completa
manuela são simão e carlos santos

11 de Outubro
Culturgest, sala 2
18h30

Manuela São Simão e Carlos Santos apresentam nesta edição do Ciclo "Vinte e sete sentidos" Peça (In)Concreta. Uma improvisação visual analógica é criada a partir de dois retroprojectares de acetatos e vários objectos concretos. Numa certa penumbra é projectada uma atmosfera imagética e abstracta de movimentos que produzem sons. A origem destes é revelada no espaço e tempo da performance, misturando-se com field recordings processados electronicamente cuja origem acusmática e carácter digital surge como um desestabilizador do momento concreto: o aqui e agora da performance analógica.

Manuela São Simão nasceu em São Paulo em 1980. É formada em artes plásticas pela Faculdade de Belas Artes do Porto. É uma artista multidisciplinar que além das artes plásticas tem vindo a apresentar projectos em áreas como a Ilustração, a performance, projectos de arte intermedia, arte pública, sound art e curadoria. Em 2007 começa a desenvolver projectos em colaboração com performers e músicos. De entre alguns desses projetos destacam-se: Gibberish no Festival Silêncio em Lisboa no Goethe Institut, Transhumance.Porto no Future Places Festival, MajHora FM no Serralves em Festa no Porto e Gibberish, Porto, no TRAMA Festival de Artes Performativas. Dedica-se também à ilustração infantil e tem sido responsável por alguns projectos relacionados com a arte rádio.
manuelasaosimao-projects.blogspot.co.uk

Carlos Santos estudou pintura com o artista plástico António Sena, mas acabou por transferir a sua criatividade para a arte sonora, especializando-se na eletrónica live e na manipulação de field recordings e found sounds. Com Paulo Raposo ou Ernesto Rodrigues, utiliza o computador e software desenvolvido em Max/MSP em situações de improvisação electroacústica, difusão acusmática ou instalação. Tocou igualmente com figuras como Carlos “Zíngaro”, Birgit Ulher, Rhodri Davies, Stéphane Rives, Emidio Buchinho, Ricardo Guerreiro, Bertrand Gauguet, Wade Matthews ou João Silva, com quem mantém uma regular colaboração em projectos site-specific.
www.soniclandscape.org


Duração aprox.: 1h
3,5€ (preço único)
M12
granular.pt

387.


porto 2017
joclécio azevedo

“2017(MMXVII, dois mil e dezassete) será o 2017º ano da Era Comum. Será um ano vulgar que começa num domingo. Será o 17º ano do terceiro milénio e do século XXI; e o 8º da década de 2010. ” (fonte: wikipédia)


Performance/concerto/instalação sonora.

05 de Outubro 18h30
(Passeio das Virtudes) 


Performance integrada na programação do Manobras no Porto, projecto promovido pela Câmara 
Municipal do Porto através da Porto Lazer
. Este projecto nasce da vontade de realizar um evento performativo e prospectivo sobre o futuro a médio prazo da cidade do Porto. O processo de criação parte de entrevistas e conversas com habitantes do Porto, com representantes de instituições, com videntes, com pensadores e artistas. 
O projecto lida com dados reais, ficcionais ou meramente especulativos, mas o intuito principal que o fundamenta é o de poder sugerir um exercício de reavaliação do presente. Um exercício que possa permitir pensar que papeis estarão os habitantes da cidade dispostos a assumir na construção de novos horizontes para a acção e para a vida em conjunto. 
Recorrendo a elementos próximos da performance, concerto ou instalação sonora, este projecto efectua uma colagem de elementos visuais e sonoros com uma acção performativa realizada ao vivo.

Concepção e interpretação: Joclécio Azevedo
Produção: Contentor
Gestão Financeira: A Circular – Associação Cultural
Agradecimentos: Isabel Barros, Gabriella Casella, Jorge Martins, Paulo Sousa Pinto, Alvina Rosa, Isabel Peixoto, Carlos Daniel Barros, José Capela, Mário Moutinho, Paula Santos, Vani, Manuela e Liliana


+ info:
www.contentor.org


imagem luís barbosa

Tuesday, October 2, 2012

386.


andaime
4 a 6 de outubro

385.


dinis machado
cosmogony - how to make a rainbow  
(Andaime - Circuito de Performance)

Agradecimentos: Björn Wallbaum, Peter Mills e José Pedro Moura

Casa da Beira Alta

Rua Santa Catarina 147, Porto
Sexta-feira, 5 de Outubro de 2012 

das 11.00 às 19.00
a performance terá a duração de 15 min. por pessoa, pelo que se pede que seja feita a marcação em info.andaime@gmail.com