Wednesday, January 20, 2010

170.



alexandra ferreira & bettina wind
ciclo "restos, rastos e traços"
ATELIER REAL, 23 DE JANEIRO DE 2010, 19H00-21h00 (entrada livre).

Projecção do Filme (em loop):
THIS IS NOT THE DOCUMENTATION OF A PERFORMANCE (2010)*
de alexandra ferreira & bettina wind (portugal-alemanha)

com a colaboração de GONÇALO FERREIRA DE ALMEIDA e RAMIRO GUERREIRO
duração aprox. 20 minutos, projecção em loop.



"Durante a nossa pesquisa no arquivo de Mousonturm de Frankfurt [1], no princípio deste ano, encontrámos uma cassete vídeo de “Xavier Le Roy by Jérôme Bel”, de 2001. As elevadas expectativas geradas pelo facto de termos descoberto uma relíquia no vasto e disperso arquivo do centro de performance, desapareceram assim que começámos a ver a cassete VHS: era quase impossível reconstituir a performance, devido ao limitado ângulo da câmara, à inexistência de som, e à fraca qualidade da VHS e da própria filmagem. Para além de um artigo de jornal e de um plano do desenho de luz, o vídeo era o único elemento que supostamente deveria documentar a existência do acontecimento passado, mas que não conseguiu captá-lo na sua totalidade.

A exposição que depois realizámos no Mousonturm mostrava traços e documentos do arquivo que desencadeavam diferentes narrativas num cenário semi-ficcional.
Decidimos não usar a cassete e depressa nos esquecemos da sua existência. Apenas quando começámos a reflectir sobre documentação e sobre a relação bastante delicada que mantém com as obras de arte, é que nos apercebemos que o nosso achado no arquivo se podia afinal transformar numa verdadeira descoberta..." >> Mais infos

* “Isto não é a Documentação de uma Performance”: título tirado da obra de Adrian Piper “This is Not the Documentation of a Performance” (1976).