Wednesday, January 27, 2010

172.







(as imagens seguem respectivamente a ordem do texto)


totemismo urbano: performances

Paulo Mendes
silêncio, ordens, preces, ameaças, elogios, censuras, razões, que querem que eu compreenda do que eles dizem
2010

Uma nova performance de Paulo Mendes a partir dos textos À espera de Godot de Samuel Beckett e As Bodas de Deus de João César Monteiro.
Um coreto na cidade. Anoitecer. Dois personagens, ou apenas um e uma mala aparentemente abandonada. Um discurso violentamente silencioso sobre o presente, ou talvez sobre o passado.



Miguel Moreia
Na Rua
2005-2010

Nas últimas criações do Útero a relação entre os elementos Cidade/Rua/Homem têm sido o motor principal da criação e os pontos de partida para reflectir sobre o homem e o mundo de hoje.
Andar pela rua e provocar/comunicar com as pessoas que estão de passagem.
Procurar desviar as pessoas da sua vida quotidiana e trazê-las para o espaço da reflexão, do pensamento, da fantasia, do sonho.
Chamar as pessoas de casa para a rua, para a cidade. A cidade ainda como espaço de encontro. Espaço de sedução. De olhar. De descoberta entre nós e os outros.
Quando Reflectimos sobre a rua, sobre a cidade reflectimos também sobre nós próprios. Reflectimos sobre o espaço, a acção, a intervenção que queremos ter no mundo. A escolha de um caminho a percorrer.



Marianne Baillot
Black Falls
2010

A vida tal como a conhecemos terminou, e no entanto ninguém é capaz de apreender o que foi que a substituiu… Suave e regularmente, dir-se-ia que a cidade se consome a si própria.

Paul Auster, In the Country of Last Things.



Albuquerque Mendes
Quem Quer Ser Lobo, Veste-lhe a Pele

1ªGrande corrida de sacos - Curadores Portugueses em acção.
Esta performance trata do milagre da Curadoria. No mundo dos Curadores encontramos alguns dos seres sociais mais perfeitos da natureza. Competição,carácter desportivo num desporto quase "Olímpico".



António Olaio
NOT A LOVE SONG
2010

A ideia de dança, esta coisa que parece querer ser dança, permanece como uma espécie de ligante abstracto dos jogos conceptuais que vou fazendo ao longo da minha pintura, das canções com o João Taborda, dos meus vídeos.
A estátua da menina nua da avenida dos Aliados do Porto e o traje académico de professor de Coimbra que visto nesta performance serão confortavelmente fáceis e pitorescos, mas a brancura daquela estátua naquele espaço recentemente higienizado, no contraste com o negro do traje, pode acrescentar uma plasticidade que não advirá certamente só do contraste entre as cores. Certamente, na enorme potencialidade dos clichés gerarem complexidade, a plasticidade ali será certamente de outra ordem. E, apesar de ajudar, a Love song dos PIL como banda sonora, não passará de mais um ingrediente no jogo. Como os “Rei e rainha rodeados de nus rápidos” de Duchamp, pareço afectado pela extrema velocidade que aquela menina nua, mesmo parada, tem. Só me resta dançar, para tentar compensar a coisa.



Gabriela Vaz-Pinheiro
Pensamento/Acção 010
2010

Em 1964 um grupo de artistas portugueses deslocou-se a um local indiferenciado nos Estados Unidos para executar uma caminhada de cerca de uma hora e trinta minutos. Repetiram-na em vários outros locais. Em 1996 um novo grupo mobilizou-se para ir ao Reino Unido com o mesmo propósito. “Pensamento/Acção 010” propõe realizar em Portugal e no Porto o mesmo evento no dia 30 de Janeiro de 2010 entre S.Lázaro e a Avenida dos Aliados.

“Pensamento/Acção 010” é um projecto que mimetiza acções de mobilização social. Refere-se à acumulação e reverberação de gestos colectivos mas, na verdade, não propõe mais do que uma reflexão sobre as condições específicas que levam as pessoas, em cada momento ou cidade, a manifestarem-se publicamente. É um projecto sobre a hesitante consciência entre a projecção do pensamento individual e a eficácia da acção colectiva, ou vice-versa.