Tuesday, July 20, 2010

218.

SOON THIRTY
uma performance para festa de aniversário
de yann gibert


“E ninguém saiu nu do bolo”

Na noite do dia 19 para o dia 20 de Junho aconteceu a performance SOON THIRTY.
Esta intervenção interrompia durante 15 minutos uma festa organizada no bar Liverpool em Lisboa, tendo por temática “o futuro já foi, adeus!”, para celebrar do aniversário do performer Yann Gibert.
Às 02h15 da manhã Isabel Simões atravessou a pista de dança na direcção de Yann Gibert carregando um bolo de aniversário (feito de propósito por Rogério Nuno Costa) com 29 velas acendidas. Neste instante a música de dança parou e começou uma banda sonora difundida em baixo volume composta principalmente por sons de fogos de artifícios.
Yann Gibert, que já agarrava há alguns minutos numa mão uma garrafa de champanhe, esperou, muito emocionado, pelo fim da canção “parabéns a você...” cantada pelas pessoas presentes no bar para soprar as velas e abrir a garrafa.
A seguir aconteceu uma distribuição de champanhe e de bolo chocolate/morango durante a qual Yann Gibert contou um facto que aconteceu durante o seu 14º aniversário: a história do seu primeiro beijo.


As pessoas presentes encontraram-se divididas entre prestar atenção à história, comer bolo, beber champanhe, conversar com amigos, cumprimentar o aniversariante... Quando a história acabou a banda sonora desapareceu e a música de dança voltou (“from disco to disco” de Whirlpool Production).
A história contada por Yann Gibert era continuamente interrompida pelas pessoas presentes, das quais muitos eram amigos dele, que mal perceberam que uma performance estava a decorrer. As solicitações deles tinham por assunto a vontade de beijar e dar parabéns ao amigo aniversariante, pedir mais bolo, pedir mais champanhe. Estabeleceu-se uma relação feita de interrupções mútuas dentro de um evento interrompido ele próprio pela performance.
Esta estratégia de interferência frontal com o contexto acolhedor através do convencionalismo da proposta (um aniversário festejado com um bolo e velas acendidas, o volume da música a ser reduzido) teve por consequência levar a comunidade nocturna presente a interagir com afectividade e hedonismo com o performer/aniversariante sem se preocupar com quaisquer formalidades ou atenção especial ao que estava acontecer fora da esfera pessoal de cada um.
Este duplo estatuto artístico/social de Yann Gibert levou àquela situação uma mistura de percepção do acontecimento. Yann Gibert era o amigo performando e o performer a partilhar um momento de intimidade com quem lá estava. Enquanto umas pessoas estavam atentas à historia contada e irritadas pelas manifestações de afectividade que demonstraram outras pessoas em direcção ao Yann Gibert (e às quais Yann dava prioridade) outras banalizaram a ausência de música e o facto de comer sobremesa no meio da noite num lugar exclusivamente devolvido ao consumo de bebidas e à dança.


A performance questionava a dimensão da ficcionalização do lugar social nocturno. Desta problemática emergiu uma manifestação da realidade pessoal do performer sob a forma duma festa na festa, celebrando um aniversário (o do seu primeiro beijo) num aniversário (o da sua nascença). O acontecimento íntimo tornou-se pretexto para um ajuntamento social, com o mesmo título do que o acontecimento festivo ou que o acontecimento artístico.



Banda sonora:
http://soundcloud.com/yg-performance-soundtrack/soon-thirty

fonte: Y.G.