Wednesday, September 14, 2011

312.


farewell
yann gibert

WHO galeria | 22 SET, 20h - 24h
performance de uma só noite



"Cheguei de França no dia 23 de Setembro 2005. Tinha comigo um saco só. Havia lá dentro roupa, uma pen USB, uns papéis oficiais... Cheguei a Lisboa com poucas coisas e a vontade de ficar um só ano. Todo o resto dos meus bens tinham sido distribuídos aos meus amigos numa grande festa de despedida. Durante esta noite de adeus, partilhámos o que acumulei durante anos nesta casa em Lyon, para me permitir viajar com a mala e o coração mais leve.

Hoje aparece o fantasma de um novo exílio e coloco, novamente, a questão da pertença de bens materiais a uma memória que só tem lugar no passado íntimo. Através do confronto entre a minha própria memória e o lugar de acolhimento, questiono o condicionamento desta vivência pessoal num contexto social preciso. O inventário dos meus bens lisboetas, recolhidos ao longo dos meus anos de integração, remetem imediatamente à especificidade cultural local e ao efeito de transculturação que este momento teve sobre mim. Pouco do que tenho aqui me pertence, fundamentalmente. Até seria bom devolver a quem me rodeia estes livros que me foram sugeridos por tal pessoa que estava lá para me aconselhar; estas músicas que ouvi naquela festa e procurei e continuei a ouvir, com o barulho de Alfama a interferir nas melodias; esses filmes que descobri na Cinemateca, eu que antes de chegar aqui nem tinha visto um filme do Preminger; estas roupas que só prestam para apanhar um comboio na Linha de Cascais, aos fins de tarde de Verão... Trata-se de mim, de Lisboa, de rituais, de afastamento, de intimidade, de mais uma vida (e mais uma morte)."

Yann Gibert, 2011



FAREWELL by Yann Gibert from yann gibert on Vimeo.





sobre farewell, por yann gibert:

Ao longo de uma só noite, será recriado no espaço da WHO galeria o meu domicílio actual. O meu próprio mobiliário (sofá, estante, mesa, cadeiras), livros, discos, irão compor um espaço caseiro. Neste espaço deslocado irá acontecer um momento transportado: a minha festa de despedida onde serão convidados os meus amigos e integrados visitantes inesperados. Esta festa ficcional terá, como qualquer festa, música, bebida e comida, mas com a particularidade de ser uma take away party, onde as pessoas serão convidadas a levar para casa os meus objectos pessoais.        


bio:
Aos 20 anos de idade, após ter terminado os seus estudos em Música e Ciências Económicas, Yann Gibert recebe as suas primeiras aulas de Dança (Técnica Cunningham). A partir de 2008 o seu trabalho como criador sai dos palcos, investindo então em lugares específicos, tal como o pavilhão de um hospital psiquiátrico, um bar no Cais do Sodré, uma festa de Natal, ou ainda na Arte Lisboa. Entre 2003 e 2008 cria várias peças para palco, entre as quais destacam-se 3TIMES, apresentado na Fundação de Serralves e no CCB, e THE BODY ARTIST, em colaboração com a artista plástica Isabel Simões.