Monday, January 31, 2011

255.


workshop "performance ecology"
raphael-jay ajaykumar

25, 26 e 27 de Fevereiro de 2011
c.e.m. – centro em movimento

O workshop propõe introduzir e experienciar noções de ´ser-relacional` e ´ecologia profunda` na prática da performance. É parte integrante do projecto de investigação ´8 technology`, que reúne idéias particulares de ciência, tecnologia digital, filosofia (oriental e ocidental), arquitectura e arte. Destina-se a  performers, actores, dança, artistas plásticos e visuais, praticantes de artes orientais, arquitectos, activistas, investigadores, filósofos, e qualquer pessoa interessada nas idéias do 8 technology, com ou sem experiência.

O workshop é promovido pelo CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, em parceria com o Goldsmiths College, University of London/ 8technology research project e o c.e.m. – centro em movimento, corpodiem e ArtBetYou.

info:

www.ciac.pt/site.pdf
www.c-e-m.org/?p=1007
 

entrevista:
http://bangkokpost.co.th/arts-and-culture/art/217090/art-from-the-heart
 

8 technology:
www.8technology.net/


inscrições até 15 de Fevereiro: 8technology.workshop@gmail.com

254.







jorge dos reis 
O leitor compulsivo de alfabetos
Performance
Interpretação fonética dos poemas visuais de Salette Tavares

Galeria Diferença, quinta-feira, 3 de Fevereiro 2011 – 21:30

Partindo de um conjunto de poemas de Salette Tavares que servem de partitura para uma performance sonora, seleccionam-se obras que de modos diferentes permitem uma leitura gráfica e tipográfica. Analisa-se foneticamente o poema e a forma como ele serve de notação para a oralidade enquanto dispositivo sistemático da interpretação.
O trabalho de Salette Tavares permite verificar que a ligação entre significado e significante, quando em perfeita sintonia, realizam um poema objectivo, perceptível por uma larga maioria. Uma manipulação informada da tipografia, com a qual revela verdadeira familiaridade, juntamente com uma personalidade literária extremamente apurada, faz de cada um dos seus poemas artefactos que comunicam directamente com o observador. Mais ainda, a dimensão fonética presente em cada um deles evidencia uma sonoridade interior que completa o poema. Jorge dos Reis

Rua S. Filipe Neri 42 c/v – Lisboa
tel.: 21 383 21 93

email: diferença@mail.telepac.pt

Saturday, January 29, 2011

253.



mariana silva
notações para a descida do pano de cena

[25 | 30 Janeiro 2011] terça-feira a domingo 17:30


sessões limitadas a sete pessoas, marcação prévia junto de TNSJ

Teatro Nacional S. João
Praça da Batalha
4000-102 Porto
Linha Verde 800 108 675
www.tnsj.pt
geral@tnsj.pt
Geral
T + 351 22 340 19 00
F + 351 22 208 83 03


iniciativa integrada na exposição Às Artes, Cidadãos! comissariado João Fernandes, Óscar Faria parceria Fundação de Serralves, TNSJ 

Wednesday, January 26, 2011

252.


De que falamos quando falamos de performance?
História, histórias, práticas, percepções e confusões


Coordenação/ Formação
Mariana Viterbo Brandão


Programa
Moderno(s):
Acção: salto no vazio
Cruzamentos/ Influências
A prática constrói a técnica


Terreno de contemporaneidade:
Os nossos corpos
O corpo de cada um
Transversalidade e dissolução de fronteiras


Mariana Viterbo Brandão | Nota biográfica
Mariana Brandão nasceu em 1976 no Porto. Vive e trabalha em Lisboa.
Licenciada em História, variante Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade
do Porto.
Mestre em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Entre 1995 e 2008 foi professora de Dança e História da Dança.
Colaborou com o Serviço Educativo da Fundação de Serralves entre 1999 e 2008.
É actualmente professora universitária e colaboradora da Direcção-Geral das Artes do Ministério da Cultura. 


Horário
19, 20, 26 e 27 Fevereiro
Sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Domingos, das 10h00 às 13h00

Curso completo: 130€
Por sessão: 25€ Domingos | 50€ Sábados
Desconto 10% para estudantes e maiores de 65 anos

Contactos / Inscrições
Rua Acácio Paiva nº27 r/c 1700-004 Lisboa
Tel.: +351 210 993 660, das 15H às 20H
geral@appletonsquare.pt
www.appletonsquare.pt




Thursday, January 13, 2011

251.



joão onofre
untitled (la nuit n'en finit plus) feat. beatriz mateus

sábado, 15 17h | saturday, 15th at 5:00pm
CAV, Pátio da Inquisição, Coimbra

"Ou em "Untitled (La nuit n'en finit plus)", uma performance da canção homónima de Petula Clark que decorrerá amanhã nas calabouços do Pátio da Inquisição (onde fica situado o CAV). "É uma versão de 'Needles and Pins' dos The Searchers, que chegou a passar pelos Ramones. A Petula Clark manteve a melodia, mas alterou a letra. Sozinha, enquanto os outros andam de mãos dadas, ela canta que a noite nunca acaba. Trata-se de um sentimento estranho à sua condição [quando Petula Clark escreveu a letra, já não era uma adolescente] e gostei desse contraste. Daí ter escolhido a Beatriz Mateus, uma jovem, para cantar o tema 'a cappela'."




in "João Onofre claro escuro" por José Marmeleira, Ipsílon, Público, 10.11.2010

Tuesday, January 11, 2011

250.




Pedro Diniz Reis (Lisboa, 1972) tem utilizado predominantemente o vídeo no seu trabalho, a par de incursões mais ou menos frequentes por outros media, como a fotografia, a performance e o som. Os seus vídeos resultam de um processo laborioso, em que o domínio irrepreensível das ferramentas de edição do som e da imagem se alia a um rigor formal obsessivo.

Sunday, January 9, 2011

249.



márcio carvalho
re-visiting kortrijk

10 January 2010 - 7:30pm
Presented by Performer Stammtisch at Flutgraben e.V., Am Flutgraben 3, 12435 Berlin. U Schlesiches Tor, S Treptower Park
http://performerstammtisch.de/


In October 2010 Márcio Carvalho developed the second version of his project Appointment, this time meeting with Kortrijk, a city in Belgium, in the framework of a residency at KunstCentrum Buda.

Appointment with Kortrijk built a map of relations between the artist and the city surroundings of Kortrijk, using its spaces, population, objects and quotidians. The relations were recorded in the formats of video, photography, text and sound. Seven videos, a live performance and writings about the experiences within the city landscapes were produced.

Now, after 2 months, Re-visiting Kortrijk, examines the appointments made during the residency. In a live documentation of memories, the artist aims to create a relation between the life he lived in Kortrijk and the memories of it.

A documentation will be made during the live presentation. It is a vital part of the performance narrative and essential for the understanding of it. Working about past and present memory, the artist aims to open a discussion about the act of documentation as a tool to extend, physically and conceptually, the performance in time.

The concept of Appointment was originally developed in a collaboration between the Chinese artist Yingmei Duan and Márcio Carvalho in June 2010.