Saturday, May 4, 2013

413.



Sintomas e Efeitos Secundários

PERFORMANCE
MOSTRAR - PENSAR - REGISTAR
Curadoria Maria de Fátima Lambert | Rita Castro Neves | Rita Xavier Monteiro

A programação Sintomas e Efeitos Secundários nasce do desejo de partilhar a prática artística nacional e internacional da arte da performance.
Com o objectivo fundamental de promover um intenso encontro convergente de dinâmicas artísticas, num contexto intergeracional – os Sintomas, pretende também ser um espaço de reflexão entre criadores, investigadores e o público – os Efeitos Secundários.

Sintomas e Efeitos Secundários surge de uma parceria entre o grupo SINTOMA| performance, investigação e experimentação [Núcleo de Arte Intermédia do I2ADS (FBAUP)] e da linha de investigação Educação Estética e Formação de Públicos para a Arte Contemporânea [Núcleo Estudos Artísticos e do Património do InED (ESE/IPP)]. A construção conjunta propõe uma mostra de projectos finais ou em curso, nos seus diferentes momentos de consolidação do grupo SINTOMA e de criadores convidados, interposto com exposições de trabalhos de investigação e conversas.
Sintomas e Efeitos Secundários quer desenhar um movimento que cruze a experimentação artística e o pensamento sobre a performance radicada nas artes visuais e suas problemáticas no âmbito da arte contemporânea.

Sintomas e Efeitos Secundários realiza-se durante dois dias em torno de três eixos fundamentais: MOSTRAR - PENSAR - REGISTAR.

Sintomas e Efeitos Secundários vem activar as possibilidades de contaminação e troca de experiências que, partindo da academia, estão abertas à comunidade, e são cúmplices de uma prática que é, sobretudo, um processo.

http://www.i2ads.org/sintoma/