Tuesday, July 23, 2013
435.
andré guedes
AIROTIV, 2009
'Sob o Signo de Amadeo - Um Século de Arte'
Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
inauguração 25 de Julho, performance: 20h
Leituras da peça de Violet Targuse, ‘Rabbits’ (Coelhos) pelos actores Inês Nogueira, Maria Duarte, Miguel Loureiro, Vítor de Andrade aos sábados, às 17h00, nos dias 28 Setembro, 26 Outubro, 30 Novembro e 18 Janeiro.
Diversos objectos e reprodução do pavimento de um supermercado em Lyttelton, Nova Zelândia, encerrado por motivo de falência em 2008; tapete e candeeiro art deco provenientes de uma loja de antiguidades de Christchurch, Nova Zelândia; mesas com notícias de imprensa neo-zelandesa de Fevereiro e Março de 2009; leitura da peça de teatro em um-acto de Violet Targuse, ‘Rabbits’ (Coelhos) de 1933; edição off-set “The Airotiv Papers” (editora Braço de Ferro e The Physics Room).
“Estamos de visita a AIROTIV. Mas AIROTIV é um nome inventado para um lugar que (não) existe na Nova Zelândia, nos antípodas de Vitoria, uma cidade do País Basco, em Espanha. Elegemos a cidade de Christchurch, na região de Canterbury na Nova Zelândia, porque esta cidade é que está geograficamente mais próxima do antípoda exacto de Vitoria, situado no Oceano Pacífico junto à costa.
As coisas de AIROTIV que agora observamos não exprimem necessariamente a diferença desse lugar; pelo contrário, representam uma série de coincidências, repetições e eventos que reconhecemos. Estes elementos são documentos de coisas que aconteceram no inicio dos anos de 1930 e que de novo acontecem, agora. Na realidade, AIROTIV é onde nos encontramos neste preciso momento.” André Guedes, 2009
A instalação AIROTIV foi concebida para uma exposição individual no Centro Cultural Montehermoso em Vitoria, Espanha, e resultou duma residência de investigação artística que André Guedes realizou na região de Canterbury, na Nova Zelândia, em 2009. A instalação apresentada no contexto da presente exposição constitui uma versão, parcialmente reduzida, do dispositivo original.