Wednesday, June 4, 2014

500.

david tudor
rainforest


Este projecto de interpretação das históricas instalações sonoras de David Tudor (o intérprete de eleição das partituras indeterminísticas de John Cage e colaborador maior de Merce Cunningham) e liderado pelo artista e estudioso da obra de Tudor, o canadiano Matt Rogalsky. "Rainforest IV” e um "ambiente electroacústico” de grande escala desenvolvido por David Tudor em 1973 com um grupo de artistas mais jovens que ficou conhecido como Composers Inside Electronics (CIE).
CIE dedicava-se a performance de musica electrónica ao vivo e "Rainforest IV” foi desenvolvida como instalação performativa, na qual os músicos exploravam a transformação de sons, fazendo-os atravessar diferentes objetos. Os conceitos fundamentais desta instalação foram primeiro explorados por Tudor em 1968, numa encomenda de música para a coreografia de Merce Cunningham "RainForest”. O projecto terá o formato duma instalação com performances pontuais ao vivo.
As gravações destas actuações ao vivo servem para activar a instalação que estará a funcionar na Casa de Serralves até ao dia 15 de Junho. A instalação consiste num total de 24 objetos esculturais que serão instalados e suspensos.

Os convidados portugueses são Henrique Fernandes, Ricardo Jacinto, Filipe Silva, Travassos e Pedro Tudela.

Lotação: 100 Pessoas