Friday, October 8, 2010

233.



Festival Future Places 2010 
é uma organização do CoLab, programa de associação entre a Universidade do Texas em Austin [UTA]  e a Universidade do Porto [UP] apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia [FCT] e pelo respectivo Ministério [MCTES].

Com curadoria de Heitor Alvelos [UP], Karen Gustafsoon e Bruce Pennycook [UTA] o Future Places procura investigar e fazer emergir a(s) forma(s) como os media digitais podem e devem contribuir para o desenvolvimento cultural local. Se os media digitais contribuem reconhecida e definitivamente para o conhecimento, a comunicação e a criatividade globais, como podem eles dialogar com as culturas locais? Quais serão os nossos “locais futuros”?

Desta pergunta de partida resulta um programa ambicioso e diverso que permitirá reflectir, ensaiar e propor novas formas de perceber, revelar e articular os genes, as rotinas e as ambições das culturas locais à luz das potencialidades e do impacto libertados pelos media digitais.

Os melhores especialistas, académicos, programadores culturais e artistas digitais marcarão presença no Porto, durante 5 dias [de 12 a 16 de Outubro] protagonizando um programa inteiramente grátis [com a excepção dos workshops temáticos] que, através de Workshops, Exposições, Laboratórios, Concertos, Conversas, Conferências, Performances e Partilhas, os colocará em diálogo com todos aqueles de nós que querem saber melhor que identidade cultural temos e como a podemos desenvolver, expressando-a digitalmente em toda a sua riqueza e potencial.

Este Festival acontece no Porto, onde os desafios colocados pelos media digitais e pelo seu potencial de transformação do tecido social e cultural são particularmente evidentes. Prova disso mesmo é o número e a natureza das mais de duas dezenas de parceiros que se associaram ao Future Places 2010, desde parceiros institucionais a actores empresariais de primeiro plano, até agentes culturais e eventos culturais de importância internacional.

http://futureplaces.org/