Friday, October 15, 2010

237.

 
 
cláudia dias 
"23 + 1"
Performance
Gratuito
 
Uma instalação performativa que parte essencialmente da vida e obra de Maria Veleda, mulher pioneira na luta pela educação das crianças e os direitos das mulheres. Uma imagem fotográfica em tamanho real deixa vago o lugar de Veleda, essa que foi uma das mais importantes dirigentes do primeiro movimento feminista português. Um lugar a ocupar por um trabalho de integração do corpo real na imagem. Os textos de Maria Veleda dão som a esta obra.
“Actualizar esta fotografia num contexto contemporâneo serviu-nos como ponto de partida para uma instalação/performance que nos permite repensar a pertinência do discurso feminista nos dias de hoje.
Lançámos o convite a 23 homens e 23 mulheres para serem fotografados por António Coelho. Reproduzimos a fotografia original deixando o lugar de Maria Veleda vazio.
(…) Lugar onde se assume o legado de Maria Veleda cuja acção e pensamento foram relativamente esquecidos ou confinados a arquivos e estudos de especialidade.
A partir de artigos, discursos e intervenções de Veleda construímos um texto que interpela todas as mulheres espectadoras a serem agentes activos da própria performance.
O gesto é sempre o mesmo: sentarem-se na cadeira e permitirem que esse momento seja registado pela lente do fotógrafo”.
Cláudia Dias



Cláudia Dias nasceu em Lisboa em 1972. Iniciou a sua formação em dança na Academia Almadense com a Professora Maria Franco e entre 1987-89, prosseguiu os seus estudos como bolseira na Companhia de Dança de Lisboa.
Entre 1990/97 integrou o elenco do Grupo de Dança de Almada (GDA) destacando deste período o trabalho com Peter Michael Dietz.
Frequentou entre 1997 e 1998 o Curso de Formação Profissional de Intérpretes de Dança Contemporânea, promovido pelo Fórum Dança.
De 1997 a 2004 pertenceu ao colectivo Ninho de Víboras, no seio do qual acumulou funções de direcção e criação tendo concebido e interpretado as peças: “Feedback”, Mostra de Jovens Criadores/GDA; “E.U. (Entrevistem-me Urgentemente)”, CCB – Prémio Jovens Criadores, Clube Português de Artes e Ideias; “As águias não geram pombas”, Fundação de Serralves; ”Juntem-se 2 a 2”, ACARTE; “Per Ti”, GDA; “Histo”, Dance Bates Festival; e “Três Figuras do Excesso”.
Desenvolveu uma parceria artística com Maria João Garcia que se traduziu no projecto “Intérpretes Procuram Criador”, orientado para a dança improvisada, que contou com a orientação de Vera Mantero, João Fiadeiro e Peter Michael Dietz.
Participou como actriz em diversas encenações de Karas, das quais destaca “Material Medeia, Paisagem ao Abandono Paisagem com Argonautas” e “Salomé”; e ainda nas peças “A Casa de Bernarda Alba” e “Claustrus”, ambas encenações de Yolanda Alves, para o Teatro de Papel.
De 2001 a 2008 colaborou com a Re.Al tendo sido uma intérprete central na estratégia de criação de João Fiadeiro. Interpretou as peças “Aicnetsixe”, “Existência” e “Para onde vai a luz quando se apaga”. Colaborou activamente no desenvolvimento, sistematização e transmissão da Composição em Tempo Real (CTR), tendo participado e orientado diversos workshops.Foi artista associada da Re.Al tendo criado as peças “One Woman Show” (2003), “Visita Guiada” (2005) e “Das coisas nascem coisas” (2008), apresentadas em Portugal, França, Espanha, País de Gales, Grécia, Itália, Brasil, Suiça e Bélgica.
Recebeu uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para participar como artista convidada no projecto “O corpo próximo”, da coreógrafa Olga Mesa, no Theatre Pôle-Sud, em Estrasburgo. Participou como artista convidada no evento “um mergulho – pensamento, poesia e corpo em acção”, com direcção de Vera Mantero, integrado no Festival Alkantara.
Colaborou com o Teatro Fórum de Moura no projecto artístico/científico “Tomar o Sol”, entre 2009 e 2010.

Em resultado do convite da Comissão para as Comemorações do Centenário da República cria a instalação performativa “23+1” para o Programa Solos com Convicção, com concepção de Madalena Vitorino.
Direcção: Cláudia Dias
Com: Cláudia Dias e António Coelho
Pesquisa e colaboração: Mónia Mota
Colaboração dramatúrgica: Rita Natálio
Texto: a partir de textos de Maria Veleda
Fotografia: António Coelho
Assistência de fotografia: Sandra Ramos
Assistência coreográfica: Miguel Pereira
Produção executiva: Maria João Garcia
Produção: Ninho de Víboras
Encomenda: Comissão Comemorações Centenário da República
Apoio: Metalurgia e PureZoom, Comunicação Unipessoal, Lda
Agradecimentos: Anselmo Dias, Rui Ramos, Teófilo Dias, Incrível Almadense e todos os homens e mulheres que colaboraram na realização das fotografias


Mais info:
www.centenariorepublica.pt

Duração: 30’