Thursday, October 14, 2010

236.


antónio contador 
"J’AI BIEN DÉTRUIT TA LETTRE / CÁ DESTRUÍ A TUA CARTA"

hoje
23H30 - Lófte
Rua dos Caldeireiros, nº43, 2º piso
Performance
Gratuito
«Um molho de cartas pessoais que recebi durante anos de pessoas amigas vai ser lido em voz alta. No final de cada leitura, a carta é introduzida numa destruidora de documentos. Os restos das cartas assim desfeitas serão colocados num saco próprio para destruir documentos que será atado no fim da performance e onde será escrito com marcador preto: o título da performance, o nome do artista, a marca e o modelo da destruidora utilizada, o número de cartas lidas, a data e o local da leitura e destruição.»
Em Paris, onde vivo, ganhei o hábito de frequentar feiras de velharias. Compro aí com regularidade cartas pessoais que os feirantes devem encontrar no recheio das casas deixadas vagas aquando da morte do inquilino, e que costumam adquirir para depois venderem aos molhos ou a retalho. São cartas de amor, correspondência de guerra, cartas que relatam coisas banais ou peripécias mais ou menos rocambolescas, cartas alegres, sofridas, angustiadas.
J'ai bien détruit ta lettre/Cá destruí a tua carta é uma performance onde essas cartas pessoais de anónimos são lidas pela última vez, destruídas e inumadas num saco próprio para destruidora de documentos.
Mas desta vez a proposta é ler cartas minhas. Cartas escritas por várias pessoas que me foram sendo próximas, outras que amei, outras ainda com quem partilhei sofrimento e angústia a uma dada altura da minha vida. Umas continuam próximas, outras não.
A. Contador

Mais info:
http://www.antoniocontador.net/

Duração: 30’