Monday, January 19, 2009

77.


carla filipe

these things take time

comissário | curated by: José Maia

espaço campanhã
inauguração | opening
24-01-09
16H00,
até | until 21-02-09




programa | private view program:
24-01-09
16H00 _ inauguração |opening THESE THINGS TAKE TIME
17H00 _ acção performativa por | performative action by Carla Filipe.

Carla Filipe, faz parte de um grupo de artistas que durante os últimos anos tem dinamizado o panorama artístico na cidade do Porto, organizando mostras de artes plásticas e performance em espaços geridos por artistas.
Com percurso artístico iniciado no final de 1990, Carla Filipe tem desenvolvido um corpo de trabalho que compreende a relação entre a linguagem escrita e a linguagem visual. Nas esculturas, pinturas, desenhos, instalações, performances, livros de artistas, folhetos, cartazes, e nas colaborações com publicações nacionais, Carla Filipe, inscreve em narrativas abertas, o indivíduo, o(s) grupo(s) e ou colectivo(s), os momentos, acontecimentos e histórias, nacionais e ou globais que dão conta de ensejos e desassossegos individuais, de conjuras artísticas, de enfermidades culturais, de mal-estares sociais e de indisposições políticas.

Na exposição THESE THINGS TAKE TIME, a artista, dá continuidade ao corpo de trabalho que tem vindo a desenvolver, apresentando quatro esculturas, duas instalações, uma intervenção site-specific no jardim do Espaço Campanhã e uma acção performativa que será realizada no dia de inauguração, às 17H00 e da qual resultará uma instalação.



Espaço Campanhã:
R. (à Campanhã, atrás do BANIF, ao lado da oficina AUTO V.A.) _ 4300-472 Porto
linha1@plataformacampanha.com
www.plataformacampanha.com


bio:
Carla Filipe
Nasceu em Requeixo, Aveiro, em 1973. Vive e trabalha no Porto. É Licenciada em Artes Plásticas, vertente escultura e Mestre em "Práticas artísticas contemporâneas" pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Expõe regularmente desde 2000. Das suas exposições individuais destacam-se, « Desertar» no InTransit, no Porto, em 2007, «Obrigado pela conversa » no espaço a Sala, no Porto, em 2006, «Wihtout Name» na Galeria Quadrado Azul, no Porto, em 2005 e « Zona de Estar» no Salão Olímpico, no Porto, em 2004. Entre as exposições colectivas em que participou destacam-se «Part-ilha» no Spike Island, em Bristol, em 2008, «INTRO» no Contretype, em Bruxelas em 2007 e «Antimonumentos» Galeria António Henriques, Viseu, no mesmo ano, «Tóxic- O Discurso do Excesso», no projecto Terminal, em Oeiras, em 2005, «Busca Pólos» no Pavilhão Centro de Portugal, Coimbra e Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, em 2006 e «O Homem Invisível» na ZDB, Lisboa, em 2004.

+info:
Carla Filipe: http://carla-filipe.blogspot.com
carlasofiafilipe@gmail.com

bio do comissário:
José Maia Nasceu em Nampula, Moçambique, em 1970. Vive e trabalha no Porto.
licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Actualmente é doutorando do Doutoramento em Artes Plásticas e Artes Visuais "Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea" pela Universidade de Vigo.
Organizou e co-organizou exposições individuais e colectivas de jovens artistas no Porto e em diversas cidades do país como Lisboa, Faro, Braga, Guarda, Elvas entre outras. Desde1998 tem organizado conferências, debates, conversas e apresentações com criadores de diferentes áreas artísticas, curadores, artistas-comissários, críticos e historiadores.


O contexto do Espaço Campanhã:
Desde 1999 até ao presente ano, os espaços alternativos ao circuito comercial e institucional têm contribuído para uma maior oferta cultural na cidade do Porto.
Estes espaços dirigidos por mais de duas dezenas de jovens artistas plásticos, em colectivos formais ou informais, com programação dinâmica e diversificada que contempla as artes plásticas, as artes performativas, a música e a literatura, têm permitido que mais de uma centena de jovens artistas, desenvolvam o seu trabalho e o apresentem de forma regular.
Localizado na zona de Campanhã, na cidade Porto, o Espaço Campanhã, iniciou a sua actividade em Dezembro de 2008 com a exposição colectiva antes de chegarem palavras de Mauro Cerqueira, André Sousa e Renato Ferrão, marcando presença no mapa cultural da cidade e juntando-se a espaços como In.Transit, Petit Cabanon, a Sala, Mad Woman in the Attic, Uma Certa Falta de Coerência e Maus Hábitos, O Senhorio, Extéril, entre outros.