Thursday, March 10, 2011

266.


Workshop
A Escrita como Forma - O Uso da Escrita, por Artistas, na Arte (Mesmo) Contemporânea
21 de Março a 5 de Abril, às 2ª e 3ª entre as 18h00 as 20h00
formador Pedro Neves Marques.


Programa:
Em modelo aberto de discussão e apresentação com recurso a material impresso, A Escrita como Forma foca-se no modo como artistas plásticos têm vindo a apropriar-se da escrita enquanto linguagem plástica ou de modo a expandir as suas práticas através de literatura, teoria ou crítica de arte. Deixando de lado os escritos de artista bem como a escrita sobre artistas, serão traçadas várias genealogias do uso da escrita por artistas, particularmente desde da década de 1960 a até ao dia de ontem, desdobrando se durante as restantes sessões numa análise da obra de artistas específicos. Pretende-se assim abrir um campo de discussão pouco reflectido no panorama artístico português, permitindo uma aproximação crítica a modelos e práticas que têm vindo gradualmente a ocupar um papel de relevo no panorama da prática artística contemporânea, revelando-se como tal incontornáveis.

Alguns dos artistas abordados serão Ernesto de Sousa, E. M. Melo e Castro, Dan Graham, Liam Gillick, Stephen Willats, Peter Friedl, Hito Steyerl, Frances Stark, entre outros que estarão sobre a mesa, como Richard Prince, Ed Ruscha, Lawrence Weiner, Eduardo Batarda, João Penalva, Falke Pisano ou Matthew Brannon, Keren Cytter, etc. Com a selecção de artistas pretende-se mostrar por um lado uma aproximação a um lado literário ou poético, por outro o modo como artistas têm vindo a ocupar posições de crítica e pensamento habitualmente destinados à curadoria e à teoria. Esta segunda aproximação reflecte tanto a procura por uma certa autonomia da prática artística (relativamente a mediações externas) bem como a viragem para uma prática expandida de pesquisa particularmente a partir da década de 1990. Em paralelo, serão debatidos modelos práticos para a visibilidade destas práticas, como por exemplo periódicos como a F. R. David por Will Holder ou o e-flux journal; arquivos como o do Museu d’Art Contemporani de Barcelona; e estratégias de divulgação e manipulação de conteúdos como praticados pelos Dexter Sinister/DOT DOT DOT).

As sessões terão uma duração de 2h30, mediadas pelo coordenador. Serão facultados aos inscritos material de leitura prévia às sessões, de modo a incentivar a discussão crítica aquando das sessões. Encontrar-se-ão consultáveis durante o período do workshop diversas publicações relacionadas com o assunto e artistas abordados. No final do workshop será emitido um certificado de participação pela FBAUL.

Datas e Horários:
21 de Março a 5 de Abril 2011
2 sessões semanais, à 2ª e 3ª feira, das 18h30-21h00, num total de 17h



Formador:
Pedro Neves Marques (1984; Lisboa) 

Licenciado pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (2007)
Mestre em Art and Politics pela Goldsmiths University of London (2009/10).