Saturday, March 26, 2011

273.

 

Interface Design for Visual Performers NEW

Data: 5 a 8 de Abril de 2011
Duração: 20h, 4 Sessões
Horário: 17h às 21H30 com 30 minutos de intervalo
Inclui pausa de 30m

Preço Externo: € 176,00
Preço ESAD: € 160,00
Nº de Vagas: 12 a 16

 

Sinopse 

Desmitificar a tecnologia… desmontar, desconstruir para criar novas ferramentas. Este workshop pretende abranger um conjunto de àreas vitais para o desenvolvimento de ferramentas para manipulação de media visual em tempo- real. Serão focados aspectos importantes do design centrado no utilizador, performance, realtime media processing e práticas DIY - "Do It Yourself" numa perspectiva de interacção visual.

O objectivo do workshop é validar os utilizadores na análise das suas actividades com media visuais e sensibilizá-los para a construção das suas próprias ferramentas hardware e software, desmistificando a tecnologia comercial, perdendo o medo de explorar o hardware.
Pretende-se dar uma noção vasta das possibilidades da manipulação e interacção com video em tempo real para a construção de interfaces físicos/tangíveis ou virtuais seja na criação de ferramentas para VJ’ing, manipulacao de media para espectáculos,performances e instalações interactivas.
Os participantes são convidados a trazer controladores midi e abri-los para alterá-los ou utilizarem a plataforma Arduino tendo em vista os objectivos propostos pela sua análise da actividade/ performance ou objectivo da interacção.

Sobre o formador

Rui Pereira (rux) e' um designer de interacção, investigador, hacker. O seu trabalho e' extremamente influenciado pela natureza do media e do erro, percepção inter-sensorial e media performance. Descontente com os interfaces normalmente usados começou a desenvolver as suas próprias ferramentas hardware e software para live-visuals. Loop-r (2003) e looop-r (2007) sao dois protótipos fruto da investigação iniciada em 2003 e reconhecida em diversas conferencias de interacção humano-computador e festivais (FILE 2006 - (Sao Paulo), NIME 2007 (US), VBRooklyn (NY), Interactivos? (Mexico) e ACE 2008 (Japão). A sua paixão por interfaces, expressividade dos media, mas também, a incapacidade para criar musica levaram-no a criar interfaces para pessoas que nao sabem assobiar; para aqueles que não sabem tocar um instrumento mas querem ser superStars (TuIST); híbridos mecânicos entre caixas de ritmo e bicicletas, robots que comunicam através de video-clips (IEM) e parasitas feitos de código que se alimentam de pele humana.

Live visual performer (VJ) desde 2000, já participou em vários festivais e eventos internacionais sob diversos nomes(rapaz-pixel, low-res, visual_basiq. e Splaf7) e partilhou palcos com King Britt, Matthew Dear, Onra, Andy C e muitos outros.
Rui Pereira é Mestre em Interactive Telecommunications Program pela NYU-Tisch School of the Arts e continua a gostar de brincar com tecnologia, pessoas e emoções.

+ info:
http://lab.esad.pt/lab/curso/48/ 
http://www.rux-werx-here.net/tuist
http://www.looop-r.net
http://www.rux-werx-here.net/loop-r
http://www.rux-werx-here.net/IEM